Automações

Automações

Automação Padrão

Nesse artigo vamos explicar tudo sobre as Automações da JetSender, caso prefira também pode assistir abaixo um vídeo curto falando sobre como funciona a Automação Padrão:

Aqui acima será apresentado a tela de automação, no qual você vai conseguir criar uma nova automação para garantir um melhor desempenho nas suas vendas. 1. Clique em +Nova automação para iniciar

2. Vai aparecer três tipos de configurações: Gatilhos, Resposta e Ações.

Gatilhos:

A automação por gatilho de texto personalizado é uma das formas mais práticas de iniciar interações automáticas entre a plataforma e o cliente.

Ela funciona a partir de palavras-chave definidas pelo administrador — expressões que, quando digitadas pelo cliente no WhatsApp, ativam uma resposta automática ou uma ação específica.

Exemplificando:

Imagine que sua empresa realiza uma campanha promocional e orienta o cliente a digitar “Saber mais” para receber informações sobre as ofertas. Na configuração do gatilho, você pode adicionar variações como:

  • Saber mais

  • Quero saber mais

  • Sabe mais

Assim, mesmo que o cliente escreva de forma diferente, a automação ainda será acionada

Configurando o gatilho

  1. Selecione o tipo Texto personalizado

Esse tipo de gatilho é acionado sempre que o sistema identifica uma correspondência entre a mensagem recebida e as palavras definidas.

  1. Adicione as variações da palavra-chave

Basta digitar o termo desejado e clicar em + para incluí-lo.

  1. Prossiga para a aba Resposta

É onde você define o que será enviado ao cliente quando o gatilho for disparado.

As Spintex permitem criar variações automáticas de texto para evitar mensagens repetitivas. Por exemplo:

{Interessante|Show|Muito bom}, estaremos entrando em contato com você para falar um pouco mais sobre nossas ofertas.

Cada cliente verá uma versão diferente da mensagem, tornando a comunicação mais natural e personalizada.

É importante saber que para configurar a opção de localização, será necessário inserir as coordenadas de latitude e longitude.

Essas informações podem ser facilmente encontradas no Google Maps — basta clicar com o botão direito sobre o local desejado no mapa e copiar as coordenadas exibidas.

Ações adicionais e fluxo de atendimento

Após definir o gatilho e a resposta, é possível incluir ações automáticas que notificam os atendentes quando um cliente interage com a campanha.

Por exemplo:

  • O sistema pode encaminhar uma notificação para os consultores com o nome e o número do cliente que respondeu.

  • Essa mensagem aparece no WhatsApp do atendimento, permitindo um contato rápido e direto.

  • Zerar histórico da automação: reinicia o ciclo para que o cliente possa interagir novamente futuramente.

  • Responder por conexão diferente: define qual número do WhatsApp será usado para enviar a resposta.

Atualizado